quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Voltando ao mundo das cordas, captadores, riffs e distorções

Olá caríssimos leitores

Visto que há poucos dias atrás tomei uma decisão importante, qual seja, a de voltar a me dedicar ao instrumento que eu amo, que é a guitarra,  resolvi postar algo que expresse o que estou sentindo.

Nada mais justo do que buscar inspiração nos mestres. Portanto, segue uma lista abaixo de alguns dos guitarristas que eu busco me espelhar, seguida de comentários e algumas sugestões de músicas.

Dave Murray, Adrian Smith e Janick Gers, do Iron Maiden
   












A começar pelos guitarristas da melhor banda de Heavy Metal que já pisou na Terra. Sim, eu estou falando do Iron Maiden. Muito embora os álbuns mais recentes tenham perdido o peso e a agilidade tão presentes nos golden years da banda (que foi, ao meu ver, de 1982 com o álbum The Number of the Beast até 1992 com Fear of the Dark), vários riffs e solos produzidos por estes guitarristas foram eternizados. Ouçam The Trooper, Run to The Hills, 2 Minutes to Midnight e Be Quick or Be Dead para uma pegada mais rápida, ou Hallowed Be Thy Name, The Evil That Men Do e Afraid to Shoot Strangers para um som mais melódico, recheado de duetos de guitarras e progressões.


Kirk Hammett e James Hetfield, do Metallica


            

















Donos da melhor performance do Rock in Rio 2011, juntos na mesma banda desde a expulsão do florzinha Dave Mustaine. Metallica é uma banda de Thrash Metal estadunidense, fundada por um anúncio de jornal feito por Lars Ulrich. A fase mais true é a que antecede os cânceres Load e Reload, ou seja, do Black Album pra trás. Ouçam Master of Puppets, One, Ride the Lighting, Seek and Destroy, Fade to Black, And Justice for All, Sad but True, Wherever I May Roam e, pra não falar que estou pegando pesado com os álbuns de 96 e 97, ouçam Fuel, mas não peguem a versão da Avril Lavigne!


Randy Rhoads, ex-Ozzy Osbourne




















Sem dúvida, uma das mortes mais trágicas do mundo do Heavy Metal. Randy Rhoads tocou ao lado de Ozzy Osbourne, e gravou 2 discos com ele: Blizzard of Oz e Diary of a Madman. Suas músicas mais conhecidas são Over the Mountain, Mr. Crowley, Crazy Train, Goodbye to Romance, todas de qualidade inquestionável. Randy faleceu aos 25 anos de idade num acidente de avião. Se hoje estivesse vivo, certamente seria um dos melhores guitarristas do mundo. E eu já ouvi falar de uma história que o Ozzy não chorou no velório do pai, mas chorou no velório do Randy...


Dimebag Darrell, ex-Pantera e Damageplan





















Outro que infelizmente já não está mais entre nós é o ex-guitarrista do Pantera e Damageplan, Dimebag Darrell. Poucos hoje conseguem fazer na guitarra o que ele fez: exímio usuário das pontes Floyd Rose, Dimebag mostrou seu talento em todas as músicas que compôs. Dentre as famosas pelo Pantera, estão Cemetary Gates, Cowboys From Hell, Walk, This Love, Revolution is my Name e Psycho Holiday. Dimebag foi assassinado em 2004 por um fan fanático durate uma apresentação pela banda Damageplan, 3 anos depois da saída de Phil Anselmo do Pantera, que resultou na dissolução da banda.


Emppu Vuorinen, do Nightwish















Eu tento ser um pouco seletivo quando o assunto é Metal Melódico. Mas confesso que é difícil achar uma banda igual a Nightwish. Postei o Emppu porque essa foi umas das primeiras bandas de Heavy Metal que eu tive contato. Pra ser mais específico, a primeira música que ouvi foi She is My Sin. Sim, o Emppu bola uns solos e riffs muito bons, como pode ser visto em Nightquest, Slaying the Dreamer, Passion and the Opera, Romanticide, Dark Chest of Wonders e outras.


Jimmy Page, do Led Zeppelin























Pra encerrar, nada mais justo que lembrar de um dos melhores guitarristas de todos os tempos. Page foi inovador no seu estilo de tocar, misturando blues e baladas com riffs rápidos. Ao seu lado, colocaria Tommy Iommi e Ritchie Blackmore como responsáveis por criar o rock pesado que conhecemos hoje. Destaques para D'yer Mak'er, Babe I'm Gonna Leave You, Since I've Been Loving You, Tangerine, Black Dog, Stairway to Heaven e Houses of the Holy.

2 comentários:

  1. Otimo vei, eu te incentivo muito... principalmente a tirar os solos q eu tanto gosto ^^ E SORTE SUA QUE COLOCOU O EMPPU SE NÃO IA FERVER PRO SEU LADO!!!

    acessa meu blog xD

    ResponderExcluir
  2. Parece que temos uma cura. O DANILO ESQUECEU O SERTANEJO E VOLTOU PRO R'N'R!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir